O Sonho Europeu: Centros Livres de Veículos
Ricardo da Cunha é taxativo: a única solução para o trânsito de Feira de Santana é reduzir drasticamente o número de veículos em circulação.
Ele vai além e sugere que, se fosse prefeito, já teria proibido a circulação de carros no centro da cidade, deixando o espaço apenas para o transporte coletivo. 🚌
Ele vê o Projeto Novo Centro de Feira de Santana como um passo nessa direção, com a ideia de tirar os carros do coração da cidade.
Uma medida ousada, que exigiria muita cautela e planejamento para funcionar de verdade. 🤔
A Encrenca da Getúlio Vargas: Retornos e Congestionamentos
A Getúlio Vargas é um dos grandes nós do trânsito feirense, com suas transversais também sofrendo.
Ricardo da Cunha reforça que a solução ideal seria diminuir o fluxo de veículos na via.
Ele exemplifica a situação com os retornos:
Ele chegou a contabilizar 200 veículos em um único cruzamento da Juracy Magalhães com a Getúlio Vargas! 🤯
Imagina essa gente toda tentando fazer um retorno? É a receita para um caos total.
O superintendente comenta que está tentando criar binários (retornos no quarteirão) na Getúlio, mas a tarefa não é fácil por causa do canteiro central.
Outros pontos críticos citados são os cruzamentos da Getúlio Vargas com a Frei Aureliano e a Castelo Branco.
"Resolveria se os colégios tivessem um espaço para os carros pararem", pontuou, evidenciando o impacto do fluxo escolar no trânsito. 🏫🚗
Direita Livre e Sinalização: Um Respiro para o Fluxo?
Nem tudo é só redução de veículos! O superintendente Ricardo da Cunha também destacou medidas que visam dinamizar o trânsito, como a implantação da Direita Livre em alguns pontos da cidade e o reforço na sinalização.
A Direita Livre, que permite a conversão à direita mesmo com o sinal vermelho, só pode ser aplicada em locais com baixo fluxo de pedestres. 🚶♀️🚫
Um exemplo já implantado é na Maria Quitéria com a Presidente Dutra, ao lado do Hemoba.
Para que essas medidas funcionem, a sinalização é crucial.
A empresa para sinalização em Feira de Santana foi finalmente homologada!
A meta é implantar sete direitas livres, mas tudo dependia dessa sinalização adequada.
Os trabalhos de sinalização horizontal devem começar em cerca de 10 dias. 🥳
As direitas livres serão implementadas gradualmente, uma por vez, com a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas.
🤔 E Agora?
Será que a combinação de menos carros no centro e essas medidas de otimização trarão o tão sonhado alívio para o trânsito de Feira de Santana?