Uma tempestade na Líbia resultou em um trágico saldo de mais de 5 mil vítimas fatais, tornando-se assim a tempestade mais letal já documentada na região do Norte da África.
Mais de 5 mil indivíduos foram declarados como vítimas fatais, enquanto outras 10 mil estão desaparecidas devido às intensas precipitações desencadeadas pela tempestade Daniel no nordeste da Líbia. Essas chuvas causaram o colapso de duas barragens, resultando em um maior despejo de água em regiões já inundadas. Tamer Ramadan, líder da delegação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na Líbia, compartilhou esses números durante uma declaração à imprensa em Genebra, Suíça, na terça-feira (12), enfatizando a magnitude do desastre.
O Ministério do Interior do governo oriental da Líbia relatou que pelo menos 5.300 indivíduos foram declarados como vítimas fatais, de acordo com informações da mídia estatal divulgadas nesta terça-feira. A CNN não teve a oportunidade de verificar de maneira independente o número de mortos ou desaparecidos.
Tempestade na Líbia deixa mais de 5 mil mortos e se torna a mais mortal já registrada no Norte da África
Uma tempestade que atingiu a Líbia na semana passada deixou mais de 5 mil mortos e 10 mil desaparecidos, tornando-se a mais mortal já registrada no Norte da África.
A tempestade, chamada de “Daniel”, trouxe fortes chuvas e ventos fortes para a região, causando inundações e deslizamentos de terra. As áreas mais afetadas foram o leste e o sudeste do país, onde as chuvas foram mais intensas.
A cidade de Derna, na costa leste da Líbia, foi uma das mais atingidas. As fortes chuvas provocaram o rompimento de duas barragens, inundando cerca de um quarto da cidade.
O governo líbio declarou estado de emergência em Derna e em outras áreas afetadas pelas inundações. As equipes de socorro estão trabalhando para resgatar pessoas presas em escombros e para fornecer ajuda humanitária às vítimas.
As causas das inundações ainda estão sendo investigadas, mas especialistas acreditam que elas podem ter sido causadas pelo aumento das temperaturas e pelo desmatamento na região.
A tragédia na Líbia é mais um exemplo dos efeitos devastadores das mudanças climáticas. As temperaturas na região têm aumentado nos últimos anos, o que está levando a eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos.
As inundações na Líbia também estão sendo agravadas pelo desmatamento. A destruição das florestas diminui a capacidade do solo de absorver água, aumentando o risco de inundações.
A tragédia na Líbia é um alerta para a necessidade de ações urgentes para combater as mudanças climáticas e para proteger as populações vulneráveis de seus efeitos.
- A tempestade “Daniel” foi a responsável pelas inundações na Líbia.
- As inundações deixaram mais de 5 mil mortos, tornando-se a mais mortal já registrada no Norte da África.
- As áreas mais afetadas foram o leste e o sudeste do país.
- Tempestade na Líbia deixa mais de 5 mil mortos e 10 mil desaparecidos
- Inundações na Líbia deixam mais de 5 mil mortos
- Tempestade “Daniel” causa devastação na Líbia